MATEMÁTICA - Sistemas lineares
Em uma escola há um total de 345 alunos, a quantidade de meninas supera a de meninos em 30%. Quantos meninos precisam entrar na escola para que sejam 20% mais meninos que meninas?
O amaciante líquido custa x reais e pode vir acompanhado do sabão em pó que custa y ou do sabão líquido que custa z.
Podem vir em embalagens econômicas com a quantidade de produtos e o respectivo preço da embalagem econômica dadas pelas matrizes a seguir:
Qual deverá ser o valor de uma embalagem com um produto de cada, para que o valor de x, y e z sejam constantes?
(Ifal) Geralmente a aquisição de material escolar é feita no início de cada semestre letivo. Em virtude disso, acredita-se que, no mês de julho, será maior o fluxo de clientes nas livrarias e estabelecimentos que ofertam material escolar. Nesse mês, o faturamento desses estabelecimentos, provavelmente, será superior ao do mês de junho. Para evitar desperdícios, é salutar uma pesquisa de preços antes da efetivação da compra. Numa dessas pesquisas, descobriu-se que, numa das lojas de Maceió, uma lapiseira custa R$ 1,20 a mais do que o triplo do preço de uma caneta, e as duas juntas custam R$ 2,50.
Assim:
I. Sendo l o valor da lapiseira e c o valor da caneta, a sentença matemática que representa as informações fornecidas é o sistema
II. O preço da lapiseira é de R$ 1,85 e o da caneta é de R$ 0,65.
III. Os preços aproximados da lapiseira e da caneta são, respectivamente, R$ 2,18 e R$ 0,32.
IV. O produto do preço da caneta pelo preço da lapiseira é, aproximadamente, R$ 0,70.
A) Três afirmações são falsas.
B) Todas as afirmações são verdadeiras.
C) Duas afirmações são verdadeiras.
D) Todas as afirmações são falsas.
E) Três afirmações são verdadeiras.
(UFBA) Uma pessoa retira R$70,00 de um banco, recebendo 10 notas, algumas de R$ 10,00 e outras de R$ 5,00. Calcule quantas notas de R$5,00 a pessoa recebeu.
(UCPel-RS) A solução do sistema linear
é:
(Uerj) Uma família comprou água mineral em embalagens de 20 L, de 10 L e de 2 L. Ao todo, foram comprados 94 L de água, com o custo total de R$ 65,00. Veja na tabela os preços da água por embalagem:
Nessa compra, o número de embalagens de 10 L corresponde ao dobro do número de embalagens de 20 L, e a quantidade de embalagens de 2 L corresponde a n.
O valor de n é um divisor de:
Para incentivar seus funcionários, uma empresa faz com que o salário de seus empregados seja maior a cada faixa de produtividade que eles tenham.
O salário base de um funcionário é de R$ 1.200 a cada unidade de produto; além das 1.300 unidades mensais que confeccionar ele ganha R$ 2 por unidade. Para que seu salário atinja exatamente R$ 2.000, esse funcionário deverá confeccionar:
A) Aproximadamente 55% além das 1.300 unidades.
B) Aproximadamente 31% além das 1.300 unidades.
C) 500 unidades além das 1.300.
D) 250 unidades além das 1.300.
E) um total de 1.450 unidades mensais.
Para completar sua coleção de latas comemorativas da olimpíada Rafael precisa de 23 latas de três tipos diferentes, a lata de ouro que custa R$ 5,00 a unidade, a de prata que custa R$ 4,00 e a de bronze que custa R$ 2,00.
Para completar toda sua coleção ele gastou R$ 80,00, e ainda gastou a mesma quantia de dinheiro para completar as latas de prata e de bronze.
Sobre a coleção de Rafael é correto afirmar que:
A) quantidade gasta com as latas de ouro foi R$ 50,00.
B) vam mais latas de prata que de qualquer outra.
C) comprou 10 latas de ouro.
D) gastou R$ 35,00 com as latas de prata e de bronze.
E) gastou a mesma quantia com as latas de ouro que as de prata e bronze somadas.
(ENEM-MEC) Uma companhia de seguros levantou dados sobre os carros de determinada cidade e constatou que são roubados, em média, 150 carros por ano. O número de carros roubados da marca X e o dobro do número de carros roubados da marca Y, e as marcas X e Y juntas respondem por cerca de 60% dos carros roubados. O número esperado de carros roubados da marca y é:
(Unir-RO) Pagou-se uma conta de R$ 9,50 com moedas de R$ 0,50 e R$ 0,25, ao todo 28 moedas. A equação que representa esta sentença é:
A) 0,50 · x - 0,25 · (28 + x) - 9,5
B) 0,50 · x + 0,25 · (28 - x) - 9,5
C) 0,50 · x - 0,25 · (28 - x) - 9,5
D) 0,50 · x + 0,25 · (28 - x) + 9,5
E) 0,50 · x + 0,25 · (28 + x) - 9,5
Uma matriz de rotação serve para que um determinado ponto (x; y) possa ser rotacionado em relação à origem do plano cartesiano. Para isso deve-se usar a relação:
Se um ponto (x; y) for girado em 180° e parar no par ordenado (3; 5) significa que partiu do ponto:
(IBMEC) Considere o sistema linear
Para que o sistema seja possível devemos ter:
(Unifor-CE) Num final de feira livre, um feirante tem ainda um pequeno estoque de abacaxis, melancias e graviolas. Se vender cada abacaxi por R$ 2,00, cada melancia por R$ 3,00 e cada graviola por R$ 4,00, obtém uma receita de R$ 50,00. Se vender cada abacaxi, cada melancia e cada graviola respectivamente por R$ 2,00, R$ 6,00 e R$ 3,00, a receita será de R$ 60,00. Considerando que ele só vende cada fruta inteira (não frações), podemos com certeza afirmar que:
A) xistem infinitas soluções determinando o estoque de cada tipo de fruta.
B) é imprescindível uma outra informação para determinar o estoque de cada tipo de fruta.
C) ão é possível, com estes dados, determinar o estoque de cada tipo de fruta.
D) dados são suficientes para determinar o estoque de cada tipo de fruta.
E) xistem exatamente duas soluções (distintas) determinando o estoque de cada tipo de fruta.
Examinando o sistema abaixo:
Podemos concluir que o sistema é:
A) Determinado.
B) Indeterminado, com uma incógnita arbitrária.
C) Nada se pode afirmar.
D) Indeterminado, com duas incógnitas arbitrárias.
E) Impossível.
Em uma lanchonete, 1 empada, 2 refrigerantes e 3 bombons custam, juntos, R$ 10,00. Sabendo-se que 2 empadas, 5 refrigerantes e 8 bombons custam, juntos, R$ 24,50, então 1 refrigerante e 2 bombons custam, juntos, em reais:
Em uma prova de Matemática dois estudantes divergiram na resposta de um sistema.
O sistema apresentado na prova foi:
As conclusões foram:
I. O primeiro concluiu que o sistema seria possível e determinado para a = 5.
II. O segundo concluiu que o sistema não seria possível e determinado se
III. O segundo concluiu que se o sistema será possível e indeterminado.
Sobre as conclusões anteriores:
A) I e II estão corretas.
B) I e III estão corretas.
C) I, II e III estão corretas.
D) II e III estão corretas.
E) II está correta.
Qual dos métodos abaixo é muito utilizado na resolução de sistemas lineares com duas incógnitas?
(PUC-RS) A soma das idades de Luís (L), Paulo (P) e Juliano (J) é 114 anos. Luís é pai de Paulo, que é pai de Juliano. Retirando a idade de Paulo do dobro da idade de Juliano e somando a idade de seu avô, obtemos 42 anos. Diminuindo a idade de Paulo da idade de Luís, obtemos 18.
Um sistema de equações lineares que descreve esse problema é:
A folha de pagamento de uma empresa conta com 15 funcionários de limpeza, 5 do administrativo e 2 de chefia. A soma dos salários desses 22 funcionários é de R$ 26.500. Todos os funcionários de limpeza recebem o mesmo salário, assim como os 5 do administrativo e os 2 de chefia.
Em virtude das necessidades da empresa foi contratado mais um funcionário de administrativo e outro de chefia, pelos mesmos salários de suas categorias e a folha de pagamento subiu para R$ 31.500.
Se forem contratados mais três funcionários de chefia, pelo mesmo salário dos anteriores, e forem demitidos todos os funcionários de limpeza a folha de pagamento passará a ser de:
Três grupos de pessoas irão reunir-se em uma sala; com os três grupos inteiros dentro dessa sala ficam 132 pessoas. Quando o primeiro grupo sai da sala e o número de pessoas do segundo grupo triplica, a sala fica com 242 pessoas. Sobre o número de pessoas de cada grupo pode-se afirmar que:
A) quantidade mínima de elementos para o primeiro grupo é de 5 pessoas.
B) quantidade mínima de elementos para o primeiro grupo é de 4 pessoas.
C) quantidade mínima de elementos para o primeiro grupo é de 7 pessoas.
D) quantidade mínima de elementos para o primeiro grupo é de 8 pessoas.
E) quantidade mínima de elementos para o primeiro grupo é de 2 pessoas.
Sobre sistemas lineares é incorreto afirmar:
A) Quando um sistema é possível e determinado a solução é única.
B) Se a solução do sistema é única o determinante da matriz do sistema é diferente de zero.
C) Se o sistema não possui solução é chamado de indeterminado.
D) O método de gauss pode ser muito útil na resolução de sistemas maiores.
E) Um sistema linear pode ser representado na forma matricial.
Três filhos são herdeiros de um milhão de reais, mas a herança não será dividida em partes iguais.
Assim, sabendo da quantia que cada um iria receber, fizeram as seguintes afirmações:
- Se eu somar minha herança com o dobro da de um irmão meu poderíamos comprar uma empresa de meio milhão de reais.
- Com o triplo da minha herança eu poderia comprar um apartamento de 690 mil reais.
Sobre a quantia que cada um recebeu pode-se afirmar que:
A) O irmão que mais recebeu de herança, recebeu 635 mil reais.
B) Dois irmãos receberam menos de 200 mil reais.
C) Nenhum irmão recebeu mais de meio milhão de reais.
D) Um dos irmãos recebeu menos de 100 mil reais.
E) O irmão que recebeu menos, recebeu 40 mil reais.
(Unisinos-RS) Numa loja, todas as calças têm o mesmo preço, e as camisas também, sendo o preço de uma calça diferente do de uma camisa. Ricardo comprou 1 calça e 2 camisas e pagou R$ 240,00. Roberto comprou 2 calças e 3 camisas e pagou R$ 405,00. Qual o preço, em reais, de uma calça e uma camisa, respectivamente?
(EPCAr-MG) Três amigos, Samuel, Vitória e Júlia, foram a uma lanchonete.
- Samuel tomou 1 guaraná, comeu 2 esfirras e pagou 5 reais.
- Vitória tomou 2 guaranás, comeu 1 esfirra e pagou 4 reais.
- Júlia tomou 2 guaranás, comeu 2 esfirras e pagou k reais.
Considerando-se que cada um dos três pagou o valor exato do que consumiu, é correto afirmar que:
A) guaraná custou o dobro da esfirra.
B) cada esfirra custou 2 reais.
C) Júlia pagou 8 reais pelo que consumiu.
D) ês amigos, juntos, consumiram 16 reais.
(Unesp) Uma família fez uma pesquisa de mercado, nas lojas de eletrodomésticos, à procura de três produtos que desejava adquirir: uma TV, um freezer e uma churrasqueira. Em três das lojas pesquisadas, os preços de cada um dos produtos eram coincidentes entre si, mas nenhuma das lojas tinha os três produtos simultaneamente para a venda. A loja A vendia a churrasqueira e o freezer por R$ 1 288,00. A loja B vendia a TV e o freezer por R$ 3 698,00 e a loja C vendia a churrasqueira e a TV por R$ 2 588,00.
A família acabou comprando a TV, o freezer e a churrasqueira nessas três lojas. O valor total pago, em reais, pelos três produtos foi de:
(Fuvest-SP) Em uma festa com n pessoas, em um dado instante, 31 mulheres se retiraram e restaram convidados na razão de 2 homens para cada mulher. Um pouco mais tarde, 55 homens se retiraram e restaram, a seguir, convidados na razão de 3 mulheres para cada homem. O número n de pessoas presentes inicialmente na festa era igual a:
(UEA-AM) Em uma determinada gleba, 6 000 mudas de seringueira foram plantadas alinhadas em linhas e colunas, conforme indicado na figura, sendo que o número de linhas é 40 unidades maior que o número de colunas.
Desse modo, é correto afirmar que o número de mudas plantadas em cada linha é igual a:
Em química define-se o pH de uma substância como pH = - log [H+], em que H+ é a concentração de íons de hidrogênio no meio.
Em um laboratório há três substâncias A, B e C, para determinar a concentração de H+. Em cada uma delas um químico constatou por meio de experimentos que a média aritmética dos três pH é 8, o pH da substância B somado com o dobro do pH da C resulta em 35 e que o triplo do pH da substância C é 42.
Comparando-se as concentrações de íons H+ nessas três substâncias pode-se concluir que:
A) concentração de íons H+ na substância B é cem vezes maior que na C.
B) concentração de íons H+ na substância B é dez mil vezes maior que na A.
C) concentração de íons H+ na substância A é mil vezes maior que na C.
D) concentração de íons H+ na substância C é mil vezes maior que na A.
E) concentração de íons H+ na substância A é dez mil vezes maior que na B.
Um agricultor vende dois tipos de grão, cevada e milho, com a venda de 5 sacas de cevada e 8 de milho recebe R$ 350,00. Se vender x sacas de cevada e 24 de milho receberá R$1.050,00. Sem saber o preço de cada saca de grão ele quer determinar seu preço a partir das duas vendas, só será possível essa determinação se:
A) x for diferente de 5.
B) x for diferente de 15.
C) x for diferente de 21.
D) x for diferente de 35.
E) x for diferente de 8.
(Unaerp) Num circuito oval de automobilismo, um piloto faz o percurso em 5min, se aumentar a velocidade média em 12 Km/h, reduz o tempo em 1 min. O comprimento do circuito é:
Uma empresa cria 4 produtos: A, B, C e D. Inicialmente, ela propõe vender um total de 53 unidades somando-se a venda desses 4 produtos e arrecadar R$ 180,00. O produto A custa R$ 4,00 a unidade, o B R$ 3, 00, o C R$ 2,00 e o D R$ 5,00. Sabe-se que o total arrecadado com o produto C é a quarta parte do arrecadado com o D e que se o número de produtos D vendido fosse 50% maior, a arrecadação com a venda desse produto seria de R$ 60,00.
Sobre a quantidade de cada produto vendido pode-se afirmar:
A) tomando-se a quantidade do produto C como unidade, a quantidade de A é seu dobro, B é seu sêxtuplo e D são 40% a mais.
B) tomando-se a quantidade do produto C como unidade, a quantidade de A é seu dobro, B é seu sêxtuplo e D são 60% a mais.
C) tomando-se a quantidade do produto C como unidade, a quantidade de A é seu triplo, B é seu sêxtuplo e D são 3 unidades a mais.
D) tomando-se a quantidade do produto A como unidade, a quantidade de B é seu dobro, C é seu sêxtuplo e D são 30% a mais.
E) tomando-se a quantidade do produto A como unidade, a quantidade de B é seu triplo, C é seu sêxtuplo e D são 3 unidades a mais.
Um pescador conseguiu fisgar três peixes numa tarde: um grande, um médio e um pequeno. Esse pescador andava com uma balança de pratos, 4 anilhas de 1 kg e uma anilha de 5 kg para “pesar” seus peixes. Com essa balança ele conseguiu “pesar” o peixe pequeno junto com o médio que somavam 5 kg e conseguiu “pesar” os três que somavam 9 kg.
Assim, pode-se concluir que:
A) xe “pesava” 4 kg e os outros não é possível determinar o “peso” de cada um.
B) xe “pesava” 4 kg, o pequeno 1,2 kg e o médio 3,8 kg.
C) xe “pesava” 4 kg, o pequeno 2 kg e o médio 3 kg.
D) xe “pesava” 5 kg e os outros não é possível determinar o “peso” de cada um.
E) xe “pesava” 5 kg, o pequeno 1,2 kg e o médio 3,8 kg.
(EsPCEx-SP) Os números das contas bancárias ou dos registros de identidade costumam ser seguidos por um ou dois dígitos, denominados dígitos verificadores, que servem para conferir sua validade e prevenir erros de digitação. Em um grande banco, os números de todas as contas são formados por algarismos de 0 a 9, na forma abcdef-xy, em que a sequência (abcdef) representa, nessa ordem, os algarismos do número da conta e x e y, nessa ordem, representam os dígitos verificadores.
Para obter os dígitos x e y o sistema de processamento de dados do banco constrói as seguintes matrizes:
Os valores de x e y são obtidos pelo resultado da operação matricial A · B = C, desprezando-se o valor de z. Assim, os dígitos verificadores correspondentes à conta corrente de número 356281 são: